Cubagem, Volume ou Peso Cubado de uma Entrega
No setor de logística e entregas rápidas, alguns conceitos são muito importantes: a cubagem, volume e peso cubado são levados em consideração para todo o processo de retirada e entrega de produtos.
Mas você sabe o que significam esses conceitos? A Entregas São Paulo vai tirar todas as suas dúvidas no blog de hoje.
Conceito de cubagem, volume e peso cubado
Os conceitos de cubagem, volume e peso cubado muitas vezes podem ser confundidos, então vamos ao conceito de cada um deles:
1° Volume
Agora vamos relembrar os conceitos das aulas de física da escola, isso mesmo, o cálculo do volume de um material a ser transportado utiliza a equação: Volume é igual a multiplicação entre o comprimento, a largura e a altura de um determinado produto:
Volume = comprimento x largura x altura
Por exemplo, a caixa a ser transportada possui as seguintes dimensões:
- altura: 1 metro
- largura: 60 centímetros
- comprimento: 90 centímetros
Deste modo, o volume dessa embalagem é de 0,54m³, pois 1,00m x 0,60m x 0,90m = 0,54m³.
2° Cubagem
A cubagem se refere ao volume de um objeto e seu cálculo é feito da mesma forma. Mas, quando falamos de cubagem em logística, estamos falando da relação entre o peso de um produto e o volume que ele ocupará dentro do veículo de transporte.
Realizamos o cálculo sobre cubagem de carga para planejarmos o carregamento, assim evitamos o transporte de uma carga muito volumosa, mas de baixo peso, ou a dede volumes pequenos, mas muito pesados. Isso acarreta na falta do aproveitamento de um espaço dentro do veículo por conta do limite de peso.
Para entender melhor a cubagem, imagine aquela clássica situação em que lhe perguntam sobre o que é mais pesado, 1kg de chumbo ou 1kg de algodão?
Os dois têm o mesmo peso, porém o algodão é maior em volume e menor em densidade, pois para conseguir atingir 1kg ele precisará de uma maior quantidade do que 1kg de chumbo.
3° Peso Cubado
Agora que já sabemos o volume e a cubagem da nossa mercadoria de transporte, podemos calcular o peso cubado: a multiplicação entre as dimensões da embalagem (ou seja, o seu volume) com o fator de cubagem.
O fator de cubagem foi convencionado pela Associação Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) como sendo o mais próximo do ideal, assim ele deve ser considerado na hora de transportar qualquer tipo de carga, pois ele ajuda a definir um parâmetro na hora de carregar um veículo.
Assim, esse número equivale a um metro cúbico no meio do transporte responsável pela entrega e pode variar de acordo com o meio de transporte utilizado.
Chame a Entregas São Paulo
Agora que você já sabe como é feito o cálculo de cubagem, volume e peso cubado e qual a importância desses conceitos para a logística de mercadorias, sabe que pode contar com a Entregas São Paulo para realizar a entrega das mercadorias da sua loja física ou e-commerce, dos seus documentos, materiais frágeis ou de qualquer tamanho pois contamos com motos e utilitários, além de um corpo de funcionários treinados e de total confiança.
Fale agora mesmo para a Entregas São Paulo e faça seu orçamento sem compromisso! Atendimento também via whatsapp: 11 94000-6658 .
Leia Também
Um comentário em “Cubagem, Volume ou Peso Cubado de uma Entrega”